Tuesday, January 14, 2014

Principais Rankings com as Melhores Universidades



Os três principais rankings que avaliam universidades norte-americanas já tiveram suas edições deste ano publicadas e estão disponíveis para consulta.

Publicado no mês passado, o ranking da revista britânica Times Higher Education com as 200 melhores universidades do mundo coloca o Instituto de Tecnologia da Califórnia em primeiro lugar. Logo atrás, em segundo lugar, vem a Universidade de Harvard, seguida da Universidade de Oxford, que está localizada no Reino Unido. Das 200 melhores, 76 são americanas. Nenhuma faculdade brasileira aparece no ranking. A USP que estava listada no ano passado, cai para o grupo de 225 a 250 no mundo.

Já o site USNews publicou seu ranking em setembro, que avaliou apenas as universidades dos Estados Unidos. No topo está a Universidade de Princeton. Em segundo lugar está Harvard, e em terceiro, a Universidade de Yale.

Para a revista Forbes, a melhor instituição de ensino superior norte-americana é a Universidade de Stanford. O ranking da publicação saiu em julho deste ano, que trouxe ainda a Pomona College em segundo lugar e a Universidade de Princeton em terceiro.

As metodologias aplicadas para elaboração dos rankings variam de publicação para publicação. Alguns dos critérios utilizados levam em conta a qualidade do ensino, a produção científica, a projeção internacional da universidade, a média das notas do SAT dos alunos, a situação no mercado de trabalho dos graduados, o valor da anuidade, entre outros.

Como já abordado neste blog, os rankings podem auxiliar no momento que o aluno estiver escolhendo a universidade para se tentar uma vaga. No entanto, há outros critérios mais importantes para essa escolha. Tipo de clima e tamanho da cidade, existência de determinados cursos e disciplinas e opções de atividades extra-curriculares são fatores tão ou mais importantes que a posição de uma universidade em um ranking.

Para quem deseja saber mais sobre a polêmica envolvendo rankings, o site College Confidential publicou um artigo discutindo o assunto.

E você, o que acha de rankings universitários?

No comments:

Post a Comment