Wednesday, December 11, 2013

Alemanha - Berlim



A capital alemã é uma das cidades mais alternativas e criativa que já visitei, cheia de história, museus e arte. Berlim determina as tendências mais recentes em estilo de vida, música e arte com um modo de vida animado e contraste entre edifícios históricos e arquitetura contemporânea, entre tradição e modernidade.
Consegui conhecer tudo em 4 dias
Como chegar em Berlim?
De avião: da Europa ou qualquer lugar
Existe 2 aeroportos: o aeroporto de Tegel  é o maior a 10 km e o Schonefeld e ambos são acessíveis com transporte público.
Do aeroporto Schönefeld você pode pegar o trem Airport Express que vão para a Alexanderplatz e partem a cada meia hora, a estação é 400m do aeroporto percurso de 28 minutos.
Do Tegel tem a linha de ônibus TXL, uma linha expressa que liga o aeroporto à Alexanderplatz. Os ônibus expressos partem a cada 10-20 minutos do Terminal A por $3 euros. Não tem nenhuma estação de metrô no aeroporto Tegel, mas a poucos minutos do aeroporto ficam as estações Kurt-Schumacher-Platz e Jakob-Kaiser-Platz, das linha 6 e 7 do metrô respectivamente.
Dica: Temos algumas empresas aereas low cost que podem achar promoções boas de passagem por 20euros, são elas: Ryanair e Easyjet.
De ônibus ou trem: indo ou vindo da Europa ou cidades da Alemanha neste site.
Acho esta opção demorada e acaba saindo mais caro que empreas aereas de low cost dependando da data que comprar. Eu perdi meu vôo de Berlim para Amsterdã e tive que ir de ônibus, paguei mais caro acredita! Comprei no próprio aeroporto mesmo no quiosque de informação.
O que fazer em Berlim? Melhores pontos turísticos/ Main attractions
  • Berlin Wall/Muro de Berlim
  • Brandenburg Gate
  • Reichstag
  • Menorial do Holocauto
  • Potsdamer Platz
  • Memorial to the Murdered Jews of Europe
  • Checkpoint Charlie
  • Gendarmenmarkt
  • The Old Royal Boulevard
  • TV Tower
  • Alexanderplatz
  • Museum Island and Av. Unter den Liden
  • The 17 June Memorial
  • Hitlers Former Bunker
Para escapar das típicas rotas turísticas, veja 30 experiências recomendadas por habitantes locais aqui. 
Passeios:
Postdam: é um passeio encantador a 24km de Berlim, bate-volta clássico pegue o S-Bahn, linha S7 (um trem a cada dez minutos), em qualquer das estações centrais de Berlim (Alexanderplatz, Hauptbanhof ou Zoologischer Garten) e, em menos de 45 minutos, chega-se à Potsdam Hauptbanhof (a estação central de Potsdam), estação final dessa linha. A cidade oferece uma infinidade de atrações, o ponto principal da cidade, e Patrimônio do UNESCO, desde 1990, é a residência de verão de Friedrich II, ou em português, Frederico, o Grande!!!Em 1995, a Fundação dos Palácios e Jardins Prussianos de Berlin-Brandenburg foi instituída como protetora de Sanssouci e dos outros palácios imperiais em volta de Berlim. Estes palácios são, atualmente, visitados a cada ano por mais de dois milhões de pessoas vindas de todo o mundo.
Como se locomover em Berlim?
Para visitar as atrações são diversas, pode ser a pé,metrô, bike ou ônibus. Tudo lá é muito organizado, moderno e acessível, transporte público é bem servido.
Como eu tinha os dias contados e rápida passagem por Berlim, optei por pegar o Ônibus Hop on-Hop off que você anda pela cidade nos principais pontos e desce nos que mais gostou. Local e preço aqui.  
Achei ótimo, pois Berlim tem muito pontos e não iria conhecer a cidade e ver os principais pontos  no mesmo dia.
Mas eu indico mesmo um walking tour, desbravar a cidade vendo os detalhes sem pressa. Veja mais informações e ponto de encontro do Free Walking Tour no site.
Comece o passeio pela estação Koschstrasse ao sair verá o Checkpoint Charlie, um antigo símbolo da Guerra Fria. Ao lado há o Museu Haus que conta tudo sobre Muro de Berlim.
Depois siga para Gendarmenmarkt, a praça mais bonita de Berlim, siga em frente que chegará a av. Under den Liden e no final a Ilha dos Museus, conheça todos.
Se ainda houver energia pode caminhar até o Reichstag(subida gratuita), passando pelo Portão de Branderburgo. Prossiga pela Eberswalder Strasse, até o PostamerPlatz onde está o resto do Muro de Berlim e Memorial dos Judeus.
Pelo metrô pode ir ao Palácio Charlottenburg e seus jardins da estação Friedrischstrasse pega-se a S2 até Westend e depois vá as compras no Shopping KaDe We desce na estação Wittenbergplatz.
Dica: Compre o Berlim Visit Card e tenha acesso a todas as atrações e transporte públicos por 24h ou 72h por 25 euros, econimiza mais que comprar tudo separado! 
Links:
Visto:
Não precisa de visto para brasileiros, você pega a permissão de entrada lá mesmo.
Acomodação:
Fiquei em um Hotel bem localizado que não lembro o nome por nada! Por isso recomendo o EastSeven Berlim Hostel, bem localizado e organizado.
Onde comer e sair à noite em Berlim?
A culinária  é ampla e pesada, pratos tradicionais estão as salsichas com condimentos (Currywurst), as almôndegas de carne em molho de raiz forte, limão e alcaparras (Königsberger Klopse), o joelho de porco cozido (Eisbein) e as almôndegas grandes de carne servidas com pão branco e mostarda (Boulette) recomendo o restaurante Mutter Hoppe.
A vida noturna é uma das melhores do mundo, os clubes ficam meio underground "escondidos" e bem comum ir passando de bar em bar, o point está no bairro Mitte. Os bares e restaurantes estão concentrados especialmente na Rua Oranienburger, o Bar Tausend que eu fui fica embaixo de uma ponte onde passam metrô atrás de uma porta de ferro.
Mais opções de lugares para curtir a noite de Berlim neste post! 
Curiosidades:
A língua é o Alemão, mas inglês é dominado por eles.
Não há catracas no metrô ou cobrador nos ônibus, tudo tem que comprar nas máquinas automáticas e estão tudo em alemão. Por isso o meio mais seguro de andar sem ser pego pelos fiscais é comprar o Visit Berlim Card no aeroporto ou quiosques de informações.
Como ligar para o Brasil: 0800-080-00-55 Embratel
Clima/Quando ir: Em geral, de maio a outubro as temperaturas em Berlim estão mais agradáveis para os padrões brasileiros. No verão a cidade fica colorida e repleta de turistas pelas ruas. Em julho, o Classic Open Air atrai multidões para assistir a concertos ao ar livre.
Onde trocar o dinheiro? Câmbio/Money Exchange:
A moeda deles é o Euro, pode trocar  quando chegar no país, ou caso prefira no Brasil.
Como eu já estava viajando pela europa não troquei meu dinheiro, mas na estação central e aeroporto as casas de câmbio são seguras. Há muitas casas de câmbio pela cidade e cartão de credito é usado até nas transações mais banais para tudo aceitam cartão.Visa Travel Money é bem utilizado por lá.
 Tudo sobre Berlim neste site:

No comments:

Post a Comment