Cidade pequena e histórica com sítios arqueológicos, construções em pedra e o conhecimento incrível de povos antigos! Perto da famosa Machu Picchu e Valle Sagrado. Cidade mais cara que fui pelo o que ela oferece!
Consegui conhecer tudo em 2 dias e Machu Picchu 3 a 4 dias(pode optar por passeio de 1 dia)
Como chegar em Cusco?
Resumindo, existe três formas de chegar em Cusco (de onde sai o trem ou a trilha que leva o turista para Machu Picchu): por avião, mais convencional e objetiva, por carro, através da estrada que atravessa a Amazônia brasileira e peruana, e pelo lendário Trem da Morte, essa última, uma viagem conhecida há décadas pelos mochileiros.
De avião: de qualquer lugar
Do aeroporto Internacional Jorge Chávez em Lima, têm vôos domésticos diárias para Cusco. A viagem, sem escalas, dura uma hora. Pode achar promoções boas na Star Peru e Taca, mas compre com antecedência pois é caro.
De ônibus ou trem: indo ou vindo das cidades do Peru, as principais empresas são: Cruz del Sur e Ormeño.
Há a possibilidade por terra, através da rodovia Panamericana Sur, ou dos ônibus de empresas rodoviárias, como a Cruz del Sur. A viagem dura pode durar até 20 horas.
O Trem da Morte é a viagem, ideal para quem quer gastar pouco e dispõe de pelo menos 20 dias, começa em direção a Corumbá, em Mato Grosso do Sul (Viação Andorinhas). De lá o viajante segue até Puerto Quijarro, fronteira da Bolívia com o Brasil, para tomar o famoso trem para a cidade de Santa Cruz de la Sierra (Companhia Oriental) que faz o trajeto em 18 horas, de lá pela Peru Rail segue para Cusco.
O que fazer em Cusco? Melhores pontos turísticos/ Main attractions
- Catedral de Cusco
- Museo Inca
- Plaza de Armas (marco do centro histórico)
- Iglesia de la Compañia
Passeios:
Machu Picchu: No coração dos Andes peruano está a cidade mais enigmática de todo o mundo. Cercada de teorias e incertezas, Machu Picchu atrai milhões de aventureiros todos os anos em busca de vibrações positivas, arquitetura intrigante e beleza natural. Descoberta pelo explorador americano Hiram Bingham no ano de 1911, abriga sítio arqueológico que fascina qualquer amante de história. Cidade sagrada erguida pelos incas nos altos das montanhas! De Cusco pega um trem que leva até Machu Picchu, um passeio de 1 dia ou mais se quiser ficar por lá.
Valle Sagrado: O Valle Sagrado dos Incas, a 15 km ao norte de Cusco, é composto por diferentes rios que descem as ladeiras dos Andes peruanos, monumentos arqueológicos fascinantes e povoados incas que parecem que ainda vivem no tempo da colônia. Devido às suas terras férteis, o vale foi muito apreciado pelos incas, que aproveitaram ao máximo a potencialidade agrícola do lugar. Pode ir de ônibus saindo do centro de Cusco.
Como se locomover em Cusco?
A cidade é pequena e dá para fazer tudo a pé, o centro é todo em volta da praça. Caso haja necessário pode pegar o trem antigo que fica passando e pode conhecer a cidade em 2h passando nos principais pontos turísticos e ainda ganha uns docinhos caseiros.
A SAGA MACHU PICCHU! Como chegar a Machu Picchu sem nenhum dinheiro?
A logística para chegar a Machu Picchu não é nada fácil! Tem que ir para Lima (capital do Peru), de lá ir até a cidade de Cusco ou pode ir direto para Cusco.
1-De Cusco a Águas Calientes (vilarejo mais próximo) as opções são duas: pegar um ônibus até Ollantaytambo+trilha ou trem direto até Águas Calientes.
Se você optar por pegar o trem em Cusco, a PeruRail faz o transporte. O trem tem vários níveis de conforto e valores. Por US$ 142 você faz a viagem de ida e volta num vagão confortável chamado vista dome, com direito a várias janelas até no teto para observar a vista que é linda! Esse trecho dura entre três e quatro horas.
2-Chegando em Águas Caliente é necessário pegar um micro-ônibus que leva cerca de 20 minutos até a entrada do parque. Esse é o único automóvel permitido nas estradas que levam ao sítio arqueológico e, pela distância do trajeto, custa caro (cerca de US$ 12).
3-Pode comprar ingresso para Machu Picchu nas agências de turismo em Cusco, na hora da entrada do parque ou pelo site do Governo(http://www.machupicchu.gob.pe).
*No nosso caso já tinhamos comprado a passagem de trem pela internet e a entrada para Machu Picchu para garantir já que era feriado(em Abril) e poderia estar lotado. Então reservamos um taxi no hostel no dia anterior para nos levar até a estação de trem, já que seria muito cedo.
No dia seguinte a moça da recepção liga no nosso quarto avisando que o táxi estava na porta, ou seja perdemos a hora, pulamos da cama, saimos feito louca, eu cai na escada fiquei com a perna toda ralada e claro esquecemos o dinheiro, mas até este momento não tinhamos percebido.
Chegando na estação não tinha trem, uma bagunça tivemos que esperar um ônibus que nos levou até a outra estação e de lá fomos até Águas Calientes. Chegando lá fomos comprar o bilhete do micro-ônibus para subir a Machu Picchu e cadê o dinheiro? Não tinhamos! Ai saimos feito doidas tentando sacar nos caixas mas nenhum funcionava, perguntamos nas lojas e nenhuma aceitava passar o cartão para nos dar o dinheiro.
Até que minha amiga achou uns trocados na calça que dava só para subir, depois para descer ia ser a pé e ai fomos nós!Andamos tudo por lá, ainda bem que levamos uma mala que tinha uns salgadinhos e coca que vazou tudo rs! Na volta vimos um café que aceitava cartão, então perguntamos na fila se alguém topava passar nosso cartão e nos dar o dinheiro e para nossa sorte deu certo! Conseguimos descer e voltar a Cusco!
E assim bem resumidamente que conhecemos Machu Picchu sem nenhum dinheiro no bolso, surreal!
O ideal é ficar alguns dias em Águas Calientes e aproveitar bem Machu Picchu, fazer as trilhas, ver o céu mais estrelado e aproveitar a energia do lugar.
Dica: Caso tenha problemas com a altitude, tome muita água e leve uma folha de coca para mascar, pode pedir no hostel que sempre eles tem.
Visto:
Não precisa de visto para brasileiros, você pega a permissão de entrada lá mesmo com seu RG ou passaporte. Paises do Mercosul aceitam a entrada com o RG para quem não tem passaporte.
Veja mais no post Vistos.
Veja mais no post Vistos.
Acomodação:
Fiquei Pariwana Backpacker Hostel no centro de tudo de Cusco.
Onde comer e sair à noite em Cusco?
Há diversas opções para você degustar o que há de melhor na culinária peruana em Cusco, s restaurantes e café estão localizados nas ruas paralelas da praça.
Cusco é uma festa! Os diversos bares,clubs e lounges da cidade lotam, principalmente na alta temporada (junho a setembro) ficam todos meio que na rua de trás da praça principal. O Los Perros (rua Tecsecocha, 436, tel: 51 84 241-477) é um dos lugares mais procurados para começar a agitada noite da cidade e o Bar Cusco (Heladeros, 150, esquina com a praça Regocijo) também é um programa interessante. Em Águas Calientes também tem boas opções de restaurantes e poucos bares mais legais para sair, ficam no centro.
Curiosidades:
A língua é o Espanhol e Taxi lá não tem taxímetro, antes de entrar no carro você combina o valor e vai.É barato.
Clima/Quando ir a Machu Picchu: está localizado na zona equatorial no meio da serra peruana e a maior preocupação no caso são as chuvas. A estação chuvosa começa em Novembro e termina em Maio a partir de então começa a estação das secas que se estendem até Outubro. O mês de Abril e Maio é que estes são os melhores meses para visitar a região pois os campos de cultivo e a própria vegetação natural estão em plena produção e floração. Nos meses de Junho e Julho as chuvas não são um problema, porém o frio é intenso e muitos turistas.
Onde trocar o dinheiro em Cusco? Câmbio/Money Exchange:
A moeda é o Soles. Eu troquei uma pequena parte no aeroporto de Lima, a cotação é mais cara prefiro deixar o resto para trocar fora. E troquei o resto nas casas de câmbio em volta da praça principal e não vá no clandestino pode ser um risco lá tem muita gene que irá te oferecer este serviço ou troca antes no Brasil, Visa Travel Money não é muito aceito.
Mais sobre Cusco neste site:
No comments:
Post a Comment