Friday, December 20, 2013

México - Cidade do México



Cidade mais populosa do mundo, gigante, muito agitada, rica em arquitetura, design e diversão, energia do povo é contagiante com música e gastronômia incríveis. E um trânsito horrível!
Consegui conhecer tudo em 2 a 3 dias
Como chegar na Cidade do México?
De avião: de qualquer lugar
Do aeroporto Benito Juarez oferece quatro serviços de transporte ao passageiro: ônibus, trem, carro e táxi. Taxi é barato , mas com o caos do trânsito da cidade pode não ser boa escolha se fizer trecho longo. Pode ir e vir de metrô (só não tem escada rolante com mala pesada não dá) na linha 5 e fica fora do terminal, na esquina da rua Capitán Carlos León González e os ônibus estão na porta 7 (T1) e na porta 2 (T2).
Dica: Temos algumas empresas aereas low cost que podem achar promoções boas de passagem para Cancún como Vivo Aerobus.

De ônibus ou trem: indo ou vindo das cidades do México neste site.
Ir da Cidade do México é uma viagem muito longe, para quem tem tempo vale a pena e pode ir parando nas cidades como Vera Cruz,Acapulco...
O que fazer na Cidade do México? Melhores pontos turísticos/ Main attractions
  • Zocalo (Centro Histórico)
  • Plaza de la Constitucíon
  • Catedral Metropolitana
  • Templo Mayor
  • Palácio de Belas Artes
  • Palácio Nacional
  • Paseo de la Reforma
  • Praça da Independência (Anjo dourado)
  • Casa dos Azulejos
  • Bosque de Chapultepec
  • Mercado de Artesanía
  • Mercado Coyocán
  • Museo Frida Kahlo e Casa de Leon Trotky
  • Museo Nacional de Antropología e Nacional de Artes
  • Bairros: Zona Rosa, Condesa e Polanco
Passeios:
Teotihucán: É um sítio arqueológico gigante, com pirâmides enormes, vale a pena invistir parte do seu dia neste lugar mágico, já que uma manhã ou uma tarde é o suficiente. As pirâmides famosas são a do Sol e da Lua, há tantas outras menores espalhadas.
Para chegar, basta tomar um “camiñon”, como chamam os ônibus de viagem, na Carretera Norte, uma rodoviária super conectada com estação de metrô e paradas de trolebus(ônibus elétrico). De trolebus até lá (3 pesos) e, de 30 em 30 minutos, há “camiñon” para a zona arqueológica (38 pesos, aproximandamente 6 reais). É uma viagem de uma hora mais ou menos, e, para visitar Teotihuacán, é necessário pagar uma entrada (57 pesos).

Basílica de Guadalupe: Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira do México. A Basílica é linda e este é um dos santuários mais visitados do mundo. Lugar de fé e encontra barraquinhas com boas lembrancinhas. Para chegar, pode ir de metrô da rodoviária (Carretera Norte) e seguimos até a estação mais próxima à igreja.

Mercado de Artesanía de la Ciudadela: Se você curti arte popular e artesanato irá gostar deste lugar.
Muitas agências fazem esses passeios todos juntos no mesmo dia para que quer comodidade e tem pouco tempo livre é uma boa opção. Como foi o meu caso e achei ótimo pois só tinha meio dia e de lá já nos deixaram no aeroporto, o lugar é fantático.



Como se locomover na Cidade do México?
Para visitar as atrações  e cidade que é plana e, apesar das distâncias, pode ser percorrida a pé.
Andar pela cidade a pé é uma ótima maneira de conhecê-la a fundo. Até porque, assim você foge do trânsito intenso . Mas, se quiser utilizar o transporte público, uma boa opção é o metrô. Tem boas linhas que cortam a capital e facilitam bastante a vida são 11 linhas. Os ônibus são um pouco velhos, é bem verdade, são baratos e circulam com bastante freqüência, inclusive nos fins de semana.

Dia 1
Além do transporte público, os visitantes ainda contam com o Ônibus hop on, hop off o Turibus, um ônibus de dois andares que circula pelos principais pontos turísticos. O Turibus tem atualmente duas linhas, uma que percorre o centro histórico e outra que vai para a região sul.
Como tinha apenas 2 dias para conhecer tudo, optei por pegar o Turibus. Pegamos ele na Praça da Independência onde se está o "anjo dourado", um dos símbolos da Cidade do México, fica no Paseo de la Reforma. De lá seguimos com o Turibus observando a cidade até o Zócalo, centro histórico da cidade, reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO, uma grande praça com uma super bandeira do México hasteada, rodeada pela Catedral Metropolitana, o Templo Mayor e o Palácio Nacional, sede do governo mexicano.
Ande tudo por lá e tentamos entrar no Turibus de novo, mas tava um trânsito e fila, aquilo é um formigueiro de gente, ai decidimos ir explorar a pé até a próxima parada. Vá à Catedral Metropolitana, com entrada também gratuita e construída em diferentes estilos e Casa dos Azulejos e de lá andamos pela Madero que é uma rua para pedestres até o Palácio de Iturbide e Palácio Belas Artes com linda arquitetura estilo “parisiense”.
Ao retomar ao Turibus seguimos até Bosque de Chapultepec, onde está localizado o Castillo de Chapultepec, Museo Nacional de Antropología e Museo Nacional de Historia, ótimo lugar para ir com calma, lindo parque com bons museus e restaurantes. Almocamos por ali e fomos para bairro La Condesa descolado com casas mais estilosas e bares para tomar bons drinks mexicanos, como mojito!
Dentre os programas padrões, vá ver os mariachis à noite na Plaza Garibaldi, passeie pelos canais de Xochimilco e assista a uma luta livre.
Dia 2
Acordamos bem cedo novamente e fomos passar o dia em Teotihuacan, o sítio arqueológico da maior cidade da América pré-colombiana. O passeio tipo excursão, passa pela a Plaza de las Tres Culturas, Basilica de Nossa senhora de Guadalupe antes de chegar às ruínas. As grandes pirâmides Do Sol e da Lua são realmente energizantes e empolgante quando chega lá em cima com a melhor vista de tudo. E de lá já fomos direto para o aeroporto.
Links:
Visto:
Não precisa de visto para brasileiros, você pega a permissão de entrada lá mesmo.
Acomodação:
Fiquei na casa de uma amiga que mora lá! Mais outra amiga ficou hospedada no Hostel Regina, no centro histórico e gostou, limpo, novo e barato. Bairros de Roma ou a Zona Rosa são bons para se hospedar.     

Onde comer e sair à noite na Cidade do México?
A culinária mexicana tem uma base milenar precolombiana, muito picante dos salgadinhos de pacote e balas (sim, balas!) até a mais alta culinária, tudo tem o toque quente do chili. O restaurante a Casa de los Azulejos (Calle Madero, 4, Centro Histórico), bastante famoso pela sua linda fachada.
Deve provar as iguarias locais. O milho é o ingrediente-chave para muitos pratos mexicanos, como a famosa tortilla, a massa arredondada que é base do burritos, fajitas, tacos, nachos, e por aí vai.
Esta cidade lugar ideal para quem gosta de cair na balada e dançar até o sol raiar. O luxuoso bairro Polanco, Zona Rosa ou o descolado Condesa,boas tequilas estão na La Bipo e Pasaguero. Mais opções aqui.
Curiosidades:
A língua é o Espanhol e inglês não é muito dominado por eles,mas são faladas 62 línguas indígenas.
A Cidade do México está afundando 20 cm por ano! Tal constatação preocupa o governo, pois isso torna a capital mexicana sujeita a enchentes.
Clima/Quando ir: Fevereiro a Abril, fora da temporada de furacões e chuvas, e quando as temperaturas estão convidativas para banhos de mar.
Onde trocar o dinheiro na Cidade do México? Câmbio/Money Exchange:
A moeda é o Peso Mexicano, pode trocar quando chegar no país, ou caso prefira no Brasil.
No aerorpoto e na estação central as casas de câmbio são seguras. Há muitas casas de câmbio pela cidade nos shopping, tome cuidado com os lugares onde você troca.Visa Travel Money é pouco utilizado por lá, mas aceitam em muitas lojas.
 Mais sobre Cidade do México neste site:


No comments:

Post a Comment