Cidade é pequena se comparada com outras da europa, com 560 mil habitantes, vasta gama de passeios culturais, nova, arborizada, convite a grandes passeios ao ar libre nos parques e portos, sua paisagem muda muito durante as estações e as pessoas são atenciosas e amigáveis.
Consegui conhecer tudo em 1 a 2 dias
Mais sobre: http://wikitravel.org/en/Finland
Como chegar em Helsinque?
De avião: da Europa ou qualquer lugar
Do aeroporto: o aeroporto de Vantaa é o maior. De maneira mais rápida e barata é pegar o Ônibus 615 é a opção local para ir e vir do aeroporto ao centro da cidade em 30 a 35 minutos, saindo da estação ferroviária central por $4 euros. Um taxi sairia por uns $40 euros.
Dica: Temos algumas empresas aereas low cost que podem achar promoções boas de passagem por 30euros, são elas: Ryanair, Norwegian e SAS.
De ônibus ou trem: indo ou vindo de outra cidade da Finlândia neste site.
De Estocolmo a Helsinque ou vice-versa:
A viagem por terra só é viável se a Lapônia também estiver em seu roteiro, caso contrário as opções são o ar e o mar. O avião pode ser o meio mais rápido e barata.
Há também os navios que fazem o trajeto vagarosamente em meio às inúmeras ilhotas que existem entre os dois países,bonito e confortável. As duas principais empresas que prestam o serviço são a Viking Line e a Tallink Silja Line, parti de Estocolmo às 17h e o desembarca em Helsinque no dia seguinte às 10h, é uma viagem longa e cara por 250EUR.
Da Finlândia para Rússia(St Petersburg ou Moscow) ou vice versa: Trem rápido ALLEGRO
*pode comprar na própria estação Helsinki, eu fiz isso ou pelo site também, paguei cerca de $92 euros.
O que fazer em Helsinque? Melhores pontos turísticos/ Main attractions
- Igreja de Pedra (Temppeliaukio Kirkko)
- Catedral Uspenskin
- Catedral Luterana (Tuomiokirkko)
- Parque Esplanadi
- Museu Nacional e Museu de Arte Ateneum
- Museu Amos Anderson
- Praça do Senado (Centro histórico de Helsinque)
- Livraria Nacional
- Olympic Stadium
- Estação Ferroviária (Principal meio de transportes)
- Sibelius Park and Monument
- Subimarine Vesikko
- Fortaleza de Suomenlinna
- Helsink Musci Center
- Allegro High Speed Train
Passeios:
Suanas Finlandesas: Esta é a atividade preferida dos finlandeses que passam horas dentro da sauna com calor beirando os 100 graus! Dizendo assim parece um calor absurdo, mas não é tanto. Como o ambiente é úmido você pode sentir apenas um leve sufocamento que logo passa e a sensação que fica é que todos os seus poros estão sendo limpos. Muitas casas de sauna ficam próximas a lagos e Helsinki está cheia delas. Os finlandeses acreditam que um bom banho gelado depois da sauna cura qualquer doença!
Como se locomover em Helsinque?
Dá pra fazer tudo a pé ou pegando um bonde/ Tram que anda pela cidade toda passando nos principais lugares o dia todo, eles ficam rodando! Como a cidade é bem pequena em 1 dia já conswguiu conhecer tudo, você pode comprar o Daily pass, podendo andar o dia todo nos transportes públicos, quando compra esse bilhete vem o mapa do tram com todas as paradas e os pontos turísticos, ai pode descer e ir conhecendo a cidade a pé.
*Os Trams são transporte ecológico com duas cores de linha, cada uma vai para um sentido da cidade, fiquem atentos! O transporte público é bem variado com opções de metrô, bonde elétrico e ônibus. O finlandês tem uma grande conscientização ecológica e muitos preferem deixar o carro em casa para usar o transporte público.
Eu começei pela Estação Ferróviaria, principal ponto da cidade e onde estão os principais meio de transporte incluindo o Allegro High Speed Train que leva até a Rússia ou vice versa(comprei meu bilhete para St Petersburg lá). O prédio é bem grande, bonito e histórico, tudo ali na frente dele é o centro de Helpsinque.
Dentro da estação há um Centro de Informação para turistas onde comprei o Daily pass e tem outro na esquina da rua Pohjoisesplanadi com Unioninkatu, podem te ajudar com mapas, eventos e ingressos.
Depois peguei o tram e desbravei indo para Catedral Uspenskin(tijolos vermelhos), caminhei até a Catedral Luterana com a Praça do senado bem de frente. Você consegui ver o porto e o mar, vista muito bonita e dali pode comprar bilhetes para pegar o ferry e ir conhecer o outro lado da ilha onde está o Fortaleza de Suomenlinna. O passeio vale muito a pena, excepcional com belas fotos. Quando eu fui era inverno, ventava muito e o navio ia quebrando os gelos fazendo maior barulho, super divertido e dava medo as vezes rs.
Na parte da tarde, pode passear nos shoppings ou museus, ir até o Parque Sibelius, monumento que toca música, faz uns barulhos bom para fazer pinic, como tava muito frio eu só tirei foto e fui embora, mas no verão deve dar para aproveitar bastante. Uma opção também é a Praça do mercado (Kauppatori) que é rodeada de prédios públicos, entre eles o palácio presidencial, tem várias bancas de artesanatos e comida típica.
Helsinque não tem muito segredo da para fazer tudo a pé ou no bonde/tram que roda a cidade, é bem pequena. Se tiver com tempo e já ter conhecido tudo aproveite para desfrutar dos cafés e shoppings que encontrei ótimas ofertas por lá.
Para quem gosta de conhecer a cidade com guia e com um grupo têm o Free Walking Tour aos sábados e domingos.
Tem o Ônibus hop-on, hop-off também, para quem gosta de comodidade e vista de cima. Local e mais info no site.
Links:
Visto:
Não precisa de visto para brasileiros, você pega a permissão de entrada lá mesmo.
Acomodação:
Fiquei no Cheap Sleep Hostel, organizado e bom preço mais em conta comparado com outros, há outros melhor localizado.
Onde comer e sair à noite em Helsinque?
Não se compara a Helsinque, eles saem da balada cedo, vão tomar uma sauna e mergulhar em um lago congelado! As baladas com boa música eletrônica se localizam na região de Kamppi e Punavuori como a Prkl Club e Navy Jerry´s!
Tudo fecha cedo por lá. Lojas fecham as 18h e baladas acabam umas 2h da manhã. A culunária finlandesa é muito rica envolve muitos pratos de peixe, carne de cervo e porco e batatas. Para sobremesa experimente o munkki, um doce muito parecido com o nosso “sonho”.
Na Praça do Mercado oferecem pratos preparados com a pesca do dia, que vão da típica sopa de salmão a uma insuspeita paella valenciana. Bom e barato, é uma boa forma de fazer um almoço ao ar livre. Café Esplanadi e La Torrefazione são boas opções para almoçar e comer um delicioso brownie.
Curiosidades:
A língua é o Finlandês, mas a maioria das pessoas domina bem o inglês. Sueco e alemão também são dominados por muitos locais.
A Finlândia ainda não comemorou 100 anos de sua independência. Apenas em 2018 isso vai acontecer. Antes, parte pertencia à Suécia e parte pertencia à Rússia.
Quase não há gente circulando nas ruas pela manhã e pela noite não se assuste! E educação Finlandesa é uma das melhores do mundo, vocês vão perceber.
Clima/Quando ir: Entre abril e outubro, quando a cidade apresenta agradáveis temperaturas e uma animada atmosfera, no inverno também é muito charmoso só que as temperaturas são muito baixas.
Onde trocar o dinheiro? Câmbio/Money Exchange:
A moeda deles é o Euro, pode trocar quando chegar no país, ou caso prefira no Brasil.
Como eu já estava viajando pela europa, não precisei trocar. Na Estacção Ferroviária há várias casas de câmbio seguras e há muitas outras pela cidade nos shoppings e cartão de credito é usado até nas transações mais banais para tudo aceitam cartão.
Gostei deste Post sobre Helsinque:
Para quem quer saber ainda mais, fizermos uma análise centenas de mulheres no Tinder finlandês! Confiram o resultado: http://viajanteanonimo.com/tinder-helsinki/
ReplyDelete