Thursday, December 5, 2013

Noruega - Oslo


Tive passagem rápida por Oslo, achei uma cidade multicultural, mistura de clássico com moderno, receptiva, com pessoas bonitas, limpa, super bem estruturada e a mais cara do mundo.
Consegui conhecer tudo em 2 a 3 dias (já que vai até lá tente passar mais tempo )
Como chegar em Oslo?
De avião: da Europa ou qualquer lugar
Existe dois aeroportos o Gardermoen, 47km da cidade e o Rygge a 60km que é muito utilizado pelas empresas low cost como Ryanair e Norwegian.
Do aeroporto Gardermoen pode pegar o translado de rápida velocidade o Airport Express Train por NOK170=R$60, em 20 minutos chega na estação central, consegui comprar nas máquinas automaticas com cartão de credito e tudo está em inglês ou pode pegar metrô/trem normal por NOK90. Do aeroporto Rygge pode pegar um ônibus logo que sai do aeroporto na mesma claçada procure a placa A1(bust to Oslo) por NOK250, em 1h10 chega no terminal de Oslo.
Dica: Temos algumas empresas aereas low cost que podem achar promoções boas de passagem por 30euros, são elas: Ryanair, Norwegian e SAS.
De ônibus ou trem: indo ou vindo de Estocolmo ou cidades do Noruega neste site.
Acho esta opção demorada e acaba saindo mais caro que empreas aereas de low cost. Eu fui de trem e demorou umas 7h, comprei na estação central de Oslo mesmo estava cansada de aviões.
O que fazer em Oslo? Melhores pontos turísticos/ Main attractions
  • Oslo Opera House (muito linda com vista para a cidade e o mar)
  • Karl Johans Gate (liga estação central a Palácio Real)
  • Catedral de Oslo
  • Teatro Nacional
  • Nobel Peace Center
  • Museu do Navio Viking
  • Museu Fram
  • Frognerparken (Parque Vigeland)
  • Forte Akershus – comissionado no sec 13 defendeu a cidade dos invasores
  • Holmenkollen- Salto de Esqui
Passeios:


Fiordes: é uma grande entrada do mar entre altas montanhas rochosas, têm em vários lugares na Noruega e são lindos de morrer o passeio de barco dura quase duas horas e a paisagem é única.
Para chegar no Fjorde mais perto tem que ir para cidade de Flam, na estação central compra um bilhete de trem para Bergen, em seguida para Mydral logo que desce do trem pode se ver o outro trem que leva para Flam, este trajeto é considerado o mais bonito do mundo. Recomendo deixar 2 dias para fazer esse passeio, fazer bate e volta fica muito corrido e cansativo.


Aurora Boreal: Não vá no verão se esse for seu objetivo, ela acontece no inverno, mesmo por que no verão são 24h de luz. Tem que ir no extreno norte, no continente Tromso, ou Lapônia sueca também é uma opção, mas dizem que Tromso é o mlehor lugar para se ver, cor mais vivas, duram mais tempo e maior frequência.
Esquiar: Os melhores parques de snowboard na Noruega. O Oslo Vinterpark fica perto da cidade. 
Como se locomover em Oslo?
As atrações são todas perto dá para conhecer tudo a pé, exceto pelo Parque Vigeland e Museu do Navio Viking.
Pode descer na estação central conhecer tudo ali, pois têm shopping dentro e praça enorme na frente, ir descendo a rua até a Opera House, passar pela Catedral de Oslo ir para direita vendo o mar que logo estará no Forte Akershus, continuando a esquerda no forte vai encontrar o parlamaento, prefeitura, museu nobel e outros museus.
Quando eu fui era inverno, mas por sorte o sol saiu um pouco e estava até um dia muito agradavél, então tinha várias pessoas nas ruas, as senhoras tomando sol (meio bizarro) logo ficou facíl conseguir informações, todos lá falam bem o inglês e são receptivos.
Para ir para o Parque Vigeland e Museu Viking  peguei ônibus saindo da rua em frente a estação central, achei bem caro(quase uns 16 reais a passagem e tudo paga para entrar), e de lá fomos ver os saltos de esqui que é muito irado de ver. Demos muito sorte de novo pois fomos perguntar como entrava justamente para uma organizadora do evento que coloou agente para dentro não pagamos nada e vimos os atletas e treinos de perto. Pode tirar um dia para conhecer os principais pontos, dia 2 para ir ao parque e museus e dia 3 shopping ou descansar e ver algo que gostou mais.
Tem a opção do Oslo Pass que é vendido para períodos de 24, 48 e 72 horas, por NOK230, 340 e 430, sai algo em torno de 29, 42 e 54 Euros, aproximadamente. O valor pode parecer alto, mas se você realmente for passar mais de um dia na cidade e visitar mais de 3 atrações pagas (quase todas o são), vale muito a pena, pois inclui praticamente tudo na cidade, além do transporte público de ônibus (exceto os norturnos), bondes, metrô e barco.
Tem o ônibus hop-on, hop-off também, para quem tem pouco tempo e precisa fazer tudo em 1 ou 2 dias. Preço R$75. Local e mais info no site.
Links:
Visit Oslo
Visto:
Não precisa de visto para brasileiros, você pega a permissão de entrada lá mesmo.
Acomodação:
Fiquei no  Anker Hostel, bem localizado e organizado, porém muito caro mas todos lá são! Na frente do hostel tem parada de bondes que levam para todo o canto da cidade.
Onde comer e sair à noite em Oslo?
Alimentação lá é meio carinho, 1 cheeseburger pode chegar a 20 reais, 1 pizza+coca em um rboteco de esquina a 65 reais, então recomendo comprar mesmo no mercado e fazer no hostel ou trazer de algum lugar se puder. Como fui no inverno não tinha muita energia para ficar andando de um lado para outro, fui em uma pizzaria(Peppes Pizza) que fica bem na frente da estação central ela é enorme de esquina, gostei e não achei tão cara comprado aos outros lugares de lá. Café Sara é boa opção para jantar e curtir uma boa música, eles tem algumas cervejas próprias de Oslo, vale experimentar.
Os melhores bares e baladas ficam no centro, fomos no Smuget com vários ambientes, tava rolando um show bom e depois fomos para um pub que não precisava pagar, lá acaba tudo as 3h eles literalmente pedem para você se retirar rs. Tem também o Icebar, bar todo de gelo. O Café Christiania com dois andares, na parte de cima parece um bar no verão deve ser bom tomar algo ao ar livre.
Curiosidades:
A língua é o norueguês, mas como é uma cidade cheio de imigrantes e classes surpresa que tive, pois imaginava totalmente diferente as pessoas falam bem o inglês, sendo tranquilo se comunicar por lá. Eles conhecem muito sobre o Brasil, são pessoas que visitam muito nosso país.
Clima/Quando ir: Definitivamente, Oslo é uma cidade para ser visitada de maio a setembro, preferencialmente de junho a agosto. Os verões são bastante amenos (média de 13 a 23 graus) e a luz solar é abundante, das quatro às vinte e duas horas. Perfeito para bater fotos. Além disso, as atrações abrem por bem mais tempo do que em outras estações do ano.
Onde trocar o dinheiro? Câmbio/Money Exchange:
A moeda deles é a Coroa Norueguesa(NOK) e não o Euro, logo terá que trocar os euros quando chegar no país, ou caso prefira no Brasil.
Como eu já estava viajando pela europa troquei meu dinheiro na estacção central nas casas de câmbio que ficam dentro e também tem as máquinas automáticas em inglês(toten) que trocam e são super seguras, mas a cotação não é tão boa caso cheguem tarde da noite e tudo estiver fechado. Há muitas casas de câmbio pela cidade e cartão de credito é usado até nas transações mais banais para tudo aceitam cartão.
Adorei este Post sobre Oslo:

1 comment: