Sunday, December 22, 2013

Itália - Pisa e Roma



A capital da Igreja Católica, local vivo da história antiga, arte, museus e galerias, praças e igrejas.
Consegui conhecer tudo em 3 a 4 dias
Como chegar em Pisa e Roma?
De avião: da Europa ou qualquer lugar
Do aeroporto de Leonardo da Vinci (também chamado de Fiumicino é único aeroporto), a 50 km da centro há duas opções:   
Para chegar à Roma Termini (principal estação ferroviaria de Roma) de forma mais econômica, sugiro utilizar o trem Leonardo da Vinci Express que parte a cada 30min da estação que encontra-se dentro de um dos terminais do próprio aeroporto e cujo percurso tem a duração de 30min. De ônibus liga o aeroporto a estação Termini no centro a passagem custa $4,50 euros e funciona de madrugada. Táxi fica por $50/60 euros.
Dica: Temos algumas empresas aereas low cost que podem achar promoções boas de passagem por 20euros, são elas: Ryanair e Easyjet.
De ônibus ou trem: indo ou vindo da Europa ou cidades da Itália neste site.
Da rodoviária ou estação ferroviária estão perto e fácil acesso ao metrô e trem.
De Pisa até Roma ou vice-versa: são 3h de viagem de trem pela Rail Europe saindo da estação central
O que fazer em Pisa e Roma? Melhores pontos turísticos/ Main attractions
  • Coliseu
  • Palatino
  • Mercado de Trajano
  • Monumento Vittorio Emanuele II
  • Campidoglio
  • Basílica de São Pedro
  • Tumbas dos Papas
  • Cúpula da basílica
  • Castelo Sant´Angelo
  • Campo de Fiori
  • Fórum Romano
  • Piazza Navona
  • Pantheon
  • Fontana di Trevi (Fonte do amor)
  • Piazza di Spagna
  • Vaticano e Museus do Vaticano/Capela Sistina
  • Piazza del Appolo
  • Immaculate Conception Column
Em Pisa
·         Torre de Pisa
·         Mercados 
Como se locomover em Pisa e Roma?
Em Roma
São muitas as atrações, da para fazer a maioria a pé e algumas de metrô.
Dia 1
Por ser uma cida muito histórica e não conhcer os lugares da cidade optei for fazer tour com um guia, fiz o Free Walking Tour. Desbrava os principais pontos a pé com um grupo e um guia. Começamos na Piazza di Spagna (mais famosa praça de Roma), onde está o centro, a escadaria e a Basílica de San Pedro, ali na rua da frente está a rua das compras com as lojas da moda. Seguindo para o Coliseu (maior anfiteatro Romano onde aconteciam os combates mortais entre gladiadores e animais selvagens), Palatino, Pantheon (templo de todos os deuses), Foro Romano, Piazza del Apolo,Piazza Navona e Fonte de Trevi a maior fonte de Roma não deixe de jogar sua moeda e fazer um pedido. Se não tiver muito cansado na parte da tarde pode ir para Mercado Trajano, Capidoglio e Monumento Vittorio Emanuele II.
Dia 2
Ir visitar o Vaticano, o menor Estado do mundo e residência do Papa, ver Basílica de São Pedro (mais importante santuário católico que atrai pereguinos e turistas), subir até a Cúpula, ir nas Tumbas dos Papas, a Capela Sistina situado no museu do Vaticano cujo teto foi pintado por Michelângelo, eu não entrei pois estava muito cheio e era caro para entrar, de lá fui ao Castelo Sant´Angelo que fica na frente do Vaticano as margens do Rio Tibre. Na parte da tarde pode ir aos Museus do Vaticano, neles você gasta umas 4-5 horas.
Arte egípcia, grega, romana, etrusca, galerias dedicadas à tapeçaria, mapas, cerâmica, entre outros tesouros podem ser vistos de perto nos Museus do Vaticano.
Dica: Para quem gosta de arte e história e quer visitar todos os museus e economizar, compre o Roma Pass, cartão que oferece entrada nos museus e transporte público por 34 euros.
Dia 3  
Explore os lugares por dentro, vá ao Coliseu e Palatino (pagam para entrar) e depois desguste a maravilhosa cozinha italiana nos restaurantes nos bairros típicos de lá, longe dos pontos turísticos e as sorveterias e gelatos italianos por todos os cantos. E o Campo de Fiori - Campo das Flores, na tradução literal - é um dos lugares agradáveis de Roma a serem explorados a pé ou por quem apenas deseja uma pausa entre um passeio e outro.
Para quem tem pouco tempo para conhcer a cidade, pode pegar o Ônibus Hop on-Hop off que você anda pela cidade nos principais pontos e desce nos que mais gostou em 1 dia. Local e preço aqui.
Em Pisa
Logo que sai da estação de trem é só caminhar em frente que encontrar os momumentos e a torre de Pisa, pode subir tirar fotos depois caminhas nas lojas e bairro ao redor e no fi mdo dia terá conhecido praticamente tudo, se quiser pode passar a noite ou voltar no mesmo dia a Roma ou outro lugar.   
Visto:
Não precisa de visto para brasileiros, você pega a permissão de entrada lá mesmo.
Acomodação:
Fiquei no The Palce in Rome Hostel localizado 10 min. da estação de trem e limpo, parecia um hotel! Bairros bons para se hospedar são:Termini e Pigneto.
Onde comer e sair à noite em Roma?
O que falar da cozinha italiana, massas, cantinas e comida de rua é tudo de bom! Trastevere é um dos melhores lugares da cidade para tomar o "aperitivo", ou seja, um drinque com petiscos. O restaurante Da Vittorio tem pizza em forma de coração a mais barata custa € 3. O Caffé Sant´Eustachio em certas noites, chega a ter fila na porta. É famoso pelo "gran caffè", bem cremoso. Gelateria dei Gracchi uma das melhores sorveterias de Roma.
A vida noturna é intensa o Classico Village (Via Libetta, 3) é um clube para dançar ao som de bons DJ´s, o Goa (Via Libetta, 13) é um dos clubes mais conhecidos de Roma, famoso por receber grandes nomes da música eletrônica, o Fiddler's Elbow (Via dell' Olmata 43, Monti) é um bar irlandês que fica a 10 minutos do Coliseu. Em Alexanderplatz estão os melhores músicos da cidade e os melhores shows ao vivo.  
Curiosidades:
A língua é o Italiano, mas inglês é total dominado. Os italianos são bem grossos e mal educados.
No ano de 64, Roma foi consumida por um incêndio. Uma lenda diz que o próprio imperador, Nero, teria ateado fogo à cidade, por estar maluco e várias coisas foram queimadas e perdidas da história.
Clima/Quando ir a Roma: Como no restante da Europa, as estações do ano costumam ser bem definidas. Julho, por exemplo, é um mês indicado para aqueles que curtem calor intenso, para quem prefere temperaturas mais amenas é programar a viagem para os meses de junho e setembro.
Onde trocar o dinheiro em Roma? Câmbio/Money Exchange:
A moeda deles é o Euro, pode trocar  quando chegar no país, ou caso prefira no Brasil.
Como eu já estava viajando pela europa não troquei meu dinheiro, mas na estação central e aeroporto as casas de câmbio são seguras. Há muitas casas de câmbio pela cidade e cartão de credito é usado até nas transações mais banais para tudo aceitam cartão.Visa Travel Money é bem utilizado por lá.
 Tudo sobre Pisa e Roma neste site:

No comments:

Post a Comment